Blog
Onde vai parar a tua roupa de plástico.
There are other costs, as well. This disposable, mass production of fast fashion is amplifying one of the biggest environmental problems you’ve probably never heard of. Billions of micro fibers—small bits of plastic easily consumed by aquatic life—are being emitted into the environment from the clothes we wear.

o número um
O número 01 da serigrafia das Ferramentas de Carpintaria e Marcenaria que guardei para nós, emoldurado e prontinho a pendurar.

Saber Fazer na Festa de Outono - 27 de Setembro 2015
Marquem na agenda: domingo 27 de Setembro de 2015, o Saber Fazer vai voltar a organizar 2 actividades na Festa de Outono em Serralves.

O recém-chegado
Por aqui fez-se uma pausa das andanças das lãs e afins para dar as boas-vindas ao nosso novo membro da família.
Bem-vindo, Nico! O Capitão gostou de ti, por isso podes ficar.

O verdadeiro custo daquilo que vestimos
Este documentário é daqueles a não perder. Demorei alguns meses a vê-lo, porque pelo trailer me parecia que era apenas uma colecção de filmagens de stock editadas para ilustrar um certo ponto de vista, mas nada disso.

A floração do Linho
Definitivamente a altura mais bonita na cultura do linho: a época de floração. As plantas já atingiram a sua altura máxima e ficam pontuadas pelas típicas flores de cor lilás que surgem apenas da parte da manhã, que vão caindo ao longo do dia.

A primeira a encasular
Andava eu a pensar "Mas quando é que estas lagartas vão começar a encasular?", quando encontramos esta pioneira a trabalhar, alojada na lateral de uma das caixas de madeira.

Inventário
A obcecada por informação organizada que há em mim está super-excitada com esta imagem que a Guida acabou de me enviar, com as amostras de todas as lãs portuguesas (mechas sujas e já lavadas), devidamente organizadas e identificadas.

Vê-las a crescer
Nascem com cerca de 1mm e crescem até cerca de 7.5cm, mesmo antes de começarem a dar sinais de quererem encasular.
Quando propus que fizessem uma criação de bichos-da-seda em Serralves, com vista à produção de fibra, pensei em começar com umas poucas lagartas - umas 150 no máximo - não só porque o faríamos pela primeira vez, mas porque não tinha a certeza quanto à quantidade de alimento necessária e se as amoreiras do parque seriam suficientes.

Nenhuma lagarta ficará para trás
Quando as lagartas ainda são bébés, ocupam um tabuleiro único, e limpar esse tabuleiro é fácil e rápido. Mas quando começam a crescer, temos de as espalhar por mais tabuleiros, para lhes dar espaço, e quando temos 11 tabuleiros para manter bem limpos, o trabalho complica-se e é preciso arranjar um sistema para facilitar a tarefa.