Blog
Aprender sobre as Lãs Portuguesas - 13 de Maio de 2017
Ficam aqui algumas imagens do set-up para a primeiríssima oficina sobre as Lãs Portuguesas que, por acaso, também foi a primeiríssima dada na casa nova do Saber Fazer.
A Tosquia na Quinta de Serralves - 2017
Mais um ano, mais uma tosquia brilhante realizada pelo Martin na Quinta de Serralves.
Quanto mais aprendo sobre lã e quantas mais tosquias vejo, mais especial acho que é este momento que temos a sorte de oferecer ao público da Fundação.
Churras. Bordaleiras. Merinas.
As 16 raças autóctones portuguesas de ovinos podem ser fundamentalmente agrupadas em três grandes grupos, que estão directamente relacionados com o tipo de lã que produzem: Churros, Bordaleiros ou Merinos. Conhecer as características básicas das lãs produzidas por estes três grupos é uma forma muito eficaz de se ter uma ideia genérica do que uma determinada raça produz, apesar das grandes variações que podem surgir por influência de diversos fatores.
A penteação e o outro lado das lãs portuguesas
Pentear lã com os pentes da Louet tem sido, nos últimos tempos, um dos meus maiores prazeres. Então quando tenho nas mãos uma beleza como este merino cinza claro que trouxe da Ancorme há um par de semanas, o resultado é qualquer coisa de especial. Conseguem ver nas fotos como se mantêm os reflexos castanhos no penteado final? É lindo.
Aprender a Tecer, Tingir, Feltrar e trabalhar a Lã Portuguesa
As oficinas de Outubro começam já no dia 15 de Outubro e vão ser 3 fins-de-semana a ensinar a tecer, tingir, feltrar e trabalhar a lã do velo em bruto ao fio, na Quinta de Serralves.
Aprender a tosquiar
Aqui ficam algumas fotos da Oficina Prática de Tosquia que fizemos pela primeira vez na Quinta de Serralves este ano, logo a seguir à demonstração da manhã.
[wip] lãs portuguesas - um guia prático
A parte muito entediante de fotografar todas as amostras é a parte muito satisfatória de ver o trabalho a ganhar forma.
[wip] Lãs Portuguesas - um guia prático
Ora aqui está um problema que eu nunca tenho.
Se eu sabia que passar destes sacos de lã em bruto oriundos de todos os cantos deste país para uns micro-envelopes como estes ia dar tanto trabalho? Claro que não. Mas ainda bem que não sabia, senão tinha-me assustado e hoje ainda não teria nada disto feito.

